9 de março de 2009

Sobre a prevenção ao uso de drogas

Você percebe mudanças no comportamento de seu filho. Ele está crescendo, começa a sair, namora e tem amigos novos. De repente, irrita-se com facilidade, fica agressivo, dorme muito e tem desempenho ruim na escola. Será que ele está passando por uma fase difícil ou está se envolvendo com drogas? Abaixo, algumas dicas sobre como manter o diálogo diante da dúvida.
1 - Converse com seu filho – A comunicação é peça fundamental na educação em qualquer fase da vida e é ainda mais importante na adolescência. Procure ser amigo de seu filho, tendando entendê-lo para que tenha confiança em você e possa contar o que está se passando.
2 - Seja presente – Conhecer os filhos para saber decifrar seu comportamento é muito importante. Tenha contato com as amizades dele e com os pais dos amigos. Trabalhe habilidades para a vida, como a autoestima, e o ensine a fazer escolhas saudáveis.
3 - Analise a situação – Procure observar se o problema não se encontra dentro do núcleo familiar, com pais estressados e famílias desestruturadas. Neste caso, é indicado que os pais procurem uma ajuda profissional.
4 - Identifique o problema – Os pais precisam saber identificar se as mudanças estão sendo causadas por uma paixão, depressão ou até mesmo pelo uso de drogas.
5 - Não tente ser detetive – Quando os pais desconfiam ou têm provas de que o filho está usando drogas, a melhor coisa é conversar e deixar claro que você quer ajudá-lo e convidá-lo a buscar ajuda profissional. Nunca fique “espionando” a vida dele. Por mais bem-intencionado que os pais sejam, eles não têm o direito de invadir a vida do filho.
Fonte: Margaret Soares de Carvalho, psicóloga clínica de crianças e adolescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário