14 de janeiro de 2013

Colha sua própria salsinha...



“Colha sua própria salsinha” é um meme. Um meme que nos lembra da potência humana de criar soluções para os problemas da humanidade. Muito mais do que plantar e colher seus próprios temperos no vasinho, na janela, no balcão ou na sua horta, Colha sua própria salsinha é um apelo para que você desperte e passe a prestar atenção o mundo que você vive. Passe a exigir alimentos mais saudáveis, livres de pesticidas. Se não for por você, que seja pelos seus filhos. Ou netos. Passe a exigir alimentos cultivados localmente. Alimentos que não são colhidos fora de época, congelados, viajam centenas ou milhares de quilômetros e depois são amadurecidos artificialmente. Se não for por você, que seja pelos seus filhos. Ou netos. Passe a perceber as injustas relações no trabalho, não só na indústria do alimento, mas em todas áreas da indústria, comércio e serviços. Passe a valorizar relações justas no trabalho, em todas instâncias. Colha sua própria salsinha é um meme que te lembra sobre a tua própria potência em recuperar tua soberania em vários aspectos da vida, desde a alimentação da sua família até a dos teus amigos e vizinhos. Lembra que cultivar uma horta comunitária, coletiva, pode ser um passo mais fácil de dar do que você pensa. Lembra que uma vez, tínhamos uma conexão muito forte com a terra e com a origem dos alimentos e que, hoje, poucos de nós se questionam acerca do grau de modificações genéticas ou dos efeitos sobre a saúde daquilo que colocamos para dentro de nós, todos os dias. Colha sua própria salsinha é um processo pedagógico, que espera inspirar pelo exemplo, demonstrando que, para mudar o mundo, basta começar!
“Colha sua própria salsinha” é, em última instância, um chamado para que comecemos, juntos, a mudar a ordem das coisas. Para que comecemos, de um jeito simples mas eficiente, a retomar as rédeas de nossas vidas, iniciando pela recuperação da soberania alimentar e avançando para outras áreas das necessidades e desejos humanos.
O convite está feito. Qual é o mundo que você vai desenhar e deixar para as próximas gerações?
- Achei esse texto excelente,aqui em casa colhemos a salsinha e a cebolinha quase que diariamente,  a alegria e o prazer de cozinhar não tem comparação, agora preciso esperar nossos temperinhos crescerem de novo...ou quem sabe plantar mais umas mudinhas Alícia? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário